O simples segredo é não deixar o tecido secar completamente antes de passar. O ideal é que a peça esteja 90% seca e que o ferro seja a vapor. Assim, o algodão estica mais fácil, e a passada fica mais eficiente. Quando o tecido está totalmente seco, fica mais duro, o que torna a passada mais difícil.
No caso da camisa social, existe uma ordem a ser seguida, começando sempre pelas partes pequenas. 1º Deve-se iniciar pela gola, primeiro na frente e depois atrás; 2º depois a pala, que é costura das costas; 3º os punhos; 4º mangas; 5º as costas e, por último, a frente.
“O spray para passar é dispensável, pois o que vai fazer a diferença é a firmeza com que você passa o ferro”, orienta a home organizer Ingrid Lisboa. Ela explica que, dependendo da qualidade da camisa, é mais difícil deixar a gola e os punhos da camisa durinhos – característica que dá estrutura à peça. Quando isso acontecer, Ingrid recomenda borrifar, antes da passagem, uma mistura de 200 ml de água com uma colher (sopa) de goma líquida, que pode ser encontrada em supermercados. “Só precisa borrifar nessas partes. Elas vão ficar bem engomadas e durinhas”, conta.
O truque para caso precise dobrar a camisa é colocar uma folha de seda por dentro dela. “Assim, a dobra vai ficar na folha, e não na camisa. Funciona bastante para fazer mala de viagem de executivos”, diz Ingrid.