Terno:
Os ternos para noivo são a opção mais clássica para os noivos que não querem arriscar ou ousar demais. Para um casamento formal, o mais indicado é o terno, composto por calça, colete e paletó, podendo abrir mão do colete, se o casamento for mais casual. Quanto às cores, preto, chumbo e azul marinho são ótimas alternativas para casamentos à noite, enquanto bege e cinza claro são as melhores para os casamentos diurnos. A camisa branca e a gravata completam o look.
*Essa opção cai bem em qualquer tipo de corpo e nunca sai de moda.
Fraque:
O fraque é um paletó mais curto na frente com uma casaca comprida atrás, quase até a altura dos joelhos. É utilizado com calça riscada preta ou cinza, camisa branca com colarinho mais duro, colete cinza claro, gravata cinza ou prateada, mais larga.
*O fraque é uma ótima opção para noivos altos e magros.
Meio-fraque:
O meio-fraque tem uma casaca comprida na parte de atrás, que é menor do que o fraque. É composto por calça cinza com riscas pretas, paletó preto, colete e gravata cinza, com camisa branca.
*Segundo Gloria Kalil, no livro Chic(érrimo), esse traje só existe no nosso país e é o queridinho dos brasileiros.
Smoking:
É uma opção de traje semi-informal, muito utilizada pelos americanos. É um traje que se diferencia dos demais pelos itens que o acompanham como: gravata borboleta, camisa branca, laço preto e casaco preto ou azul escuro.
*No Brasil, o smoking não é indicado para cerimônias religiosas, sendo mais usual em festas black-tie à noite. Mas se o casamento for de dia e o estilo dos noivos combinar com smoking, o noivo pode escolher o summer, que é o smoking com paletó branco.
Casaca:
É um paletó curto na frente, sempre acompanhado de colete, com lapelas em seda ou cetim, com uma longa cauda atrás. Deve ser usado com calças pretas do mesmo tecido, com camisa branca gomada (com frente lisa e colarinho alto e gomado), e com botões de punho.
*É uma opção somente para casamentos muito formais realizados após as 21:00h.